Já que chegou até aqui, entra..
Se você estiver em um relacionamento, ou, for mãe, morar fora, tiver um blog, ou tiver um pouco de "Big Brother" dentro de você, garanto que se identificará com alguns posts!
Meu blog é simples mas escrito com muito carinho!
Comente, participe, não se acanhe...assim trocamos idéias e eu te conhecerei melhor!


Wednesday, March 30, 2011

O que é essa tal força interior?


Outro dia lendo um post da Dama, chamado "Minha Internação", que super recomendo, me peguei pensando, se o meu pai tivesse tido a força que a Dama teve para sair de uma dependência, não teria morrido tão cedo.

Enquanto lia o post, a admirava e pensava que força é essa que você precisa , para conseguir sair de uma situação dessas ? (primeiro comente aqui, depois vá correndo ler que eu sei que você está ficando curioso...rs).

O que leva algumas pessoas a terem essa tal força dentro delas? Por que umas conseguem e outras não?

O meu pai era alcoólatra e sempre lutou contra essa doença, humm...lutou? Não...conviveu, porque nunca o vi lutar realmente contra ela.

Ele se separou da minha mãe quando eu tinha 7 anos e não morei mais com ele depois disso.
Percebi o problema tarde, porque ele escondia muito bem e por eu ter ido morar fora cedo. Mas a vida dele degringolou, e com o tempo fui entendendo o porque.

Um cara que falava 6 idiomas, cineasta, QI acima da media, com trabalhos de produção como shows do Frank Sinatra, Queen....etc...da pra acreditar que acabou sem nem uma casinha pra morar?
Triste, mas real!

Prefiro não entrar em detalhes sobre o meu pai  por ser um assunto complexo e difícil de colocar em poucas linhas, de repente um dia escrevo mais sobre esse assunto.

A intenção do post era falar sobre a luzinha que acende dentro de certas pessoas  fazendo elas combaterem o problema, e por que algumas nunca conseguem encontrar essa tal luzinha?

"Desenvolver força, coragem e paz interior demanda tempo. Não espere resultados rápidos e imediatos, sob o pretexto de que decidiu mudar. Cada ação que você executa permite que essa decisão se torne efetiva dentro de seu coração." 

Beijocas!!

33 comments:

  1. Olá Tati, esta força de vontade vem muito forte com o amor e ajuda da família. É difícil, sim! Mas, se nós nos importamos com a família e realmente queremos mudar, tem que surgir a força que vc mencionou! Sinto muito pelo seu pai, querida amiga!! Beijos e um ótimo dia.

    ReplyDelete
  2. Oi, Tati, você tocou num assunto que é a minha praia. Nesse mês de março faz 4 anos que abandonei o habito de beber depois de quase trinta de alcoolismo. É aquela espécie de avalanche que começa com um desprendimento de uma pedrinha, vai caindo uma terrinha, umas pedronas e, de repente, desaba tudo, destruindo o que estiver pela frente. No caso do alcoolismo, destroi-se a pessoa e seus laços todos. Foi pensado nisso que eu resolvi dar um basta (também se não tivesse dado, acho que meu organisnmo não resistiria). Parei sem nenhum medicamento, nem terapia, nem AA ou outro coadjuvante de tratamento fisíco e psicológico. Acho que encontrei essa força de que você fala. Muitos em minha família ainda não acreditam, tem medo de que eu me aproxime de bebida e tenha uma recaída.rsrs. Sequer o médico que constatou meu fígado comprometido acreditou quando voltei lá um ano depois e falei para ele que havia parado. Como meus níveis de alcool no sangue haviam baixado (mas não totalmente ainda), ele suspeitou que eu estivesse bebendo. Não discuti. Disse a ele que o tempo era a minha melhor resposta. Pouco tempo atras, voltei lá e agora, sim, ele passou a me dar crédito.Vou lá ler o post indicado.

    Abração. Paz e bem.

    ReplyDelete
  3. Opa! Olha o post prometido aqui!

    Nossa! Para você deve ter sido bem difícil, ver um pai com tantas potencialidades se consumir no vício.

    Meu pai é alcoólatra e hoje em dia não bebe mais, mas bebeu quase a vida toda, conquistou algumas coisas e perdeu tudo ajudado pelo vício, mas não só por causa da bebida.

    Essa tendência para se viciar é genética, herdei isso dele. Então tenho que ficar sempre atenta, porque a qualquer momento posso me viciar em alguma substância, caso experimente, por isso não experimento mais... rs

    Sinceramente não sei de onde vem a força para parar. Acho que as pessoas determinadas são as que param. E eu sou muito determinada, quando ponho uma coisa na cabeça, traço um caminho e vou nele, mesmo me destroçando por dentro. Acho que foi isso que me fez sair do vício. Que não é nada fácil.

    As pessoas pensam que parar, se desintoxicar é a pior parte. Não é. A pior parte é quando caímos na realidade e temos que reconstruir a vida sem a anestesia que a droga te traz. Então viver se torna um suplício por um bom tempo, até que você consiga se reconstruir por dentro. É nessa fase que os viciados tem as recaídas. Por não saber lidar novamente com a realidade, com sua vida detonada, com a dependência psicológica de uma muleta química.

    Obrigada pela referência ao meu post!

    Beijocas

    ReplyDelete
  4. É tão triste ver o vício destruir a vida de alguém, principalmente de alguém talentoso. Sinto muito pleo seu pai.
    Quanto a essa força interior, eu acredito que seja uma ligação com Deus. Minha fé, acredita nisso. Acredita que além de querermos de fato, termos o apóio da família e dos amigos, precisamos ter o conforto de Deus, a força espiritual pra seguir.
    Beijos

    ReplyDelete
  5. Sempre penso a mesma coisa em relação ao meu pai, que morreu tão novo por ser descuidado com a saúde. Por muitas vezes cheguei até a sentir uma certa mágoa, porque achava que dependia só dele, e que ele deveria ter tentado mais, seguido as recomendações médicas ao invés de ignorá-las. Mas enfim, it is the way it is.

    Beijo!!!

    ReplyDelete
  6. Nem todas as pessoas assumem que têm uma dependência para elas não têm nenhum problema e não se apercebem do sofrimento das pessoas que estão junto delas.
    São situações muito complicadas.
    Bjs.

    ReplyDelete
  7. Muitas vezes as pessoas não enxergam que tem algum problema, não veem suas dependencias como doença, digo isso pelo meu avó, era muito triste vê-lo embriagado, mas mesmo com o apoio da familia ele nunca achou que tivesse doente precisando de ajuda, acho que ele não queria se ajudar e nem ser ajudado.

    ReplyDelete
  8. que post bacana... papai tambem gostava de beber... nada facil. beijos linda!

    ReplyDelete
  9. Sinto muito pelo seu pai, Tati.
    Mas vício é coisa complexa e complicada... tb sei bem o que é isso... Seu posr me foi muito oportuno, pois tb estou precisando de algumas dessas luzes interiores para mudar alguns aspectos da minha vida... mas não tem sido fácil... tenho adiado mudanças por falta de fprça de vontade,comodismo, sei lá...Vamos lá ver se saio dessa para buscar os novos caminhos que desejo... beijão

    ReplyDelete
  10. Que post perfeito :-)
    legal ter ouvido vc falando sobre sua familia!!!!
    bjao

    ReplyDelete
  11. Oi Amiga!
    Triste fim do seu pai, tb perdi um tio pra o alcoolismo. Meu pai graças a Deus e a ele mesmo saiu!
    Acho que essa força se cama ÂNIMO, é algo que vem de dentro, diferente de motivação, motivação é algo que te "empurra". ânimo é uma força interna e inteiramente dependente de nós mesmos, acho que todos temos, mas nem todos sabem us´´a-la. Canalizar. è preciso coragem e pagar o preço, porque crescer dói! E sair de uma dependência química exige muita coragem e muita vontade de sair mesmo, porque é preciso lutar contra o próprio corpo, é preciso reestabelecer o lugar soberano da mente sobre os instintos!
    Saudade de vc, linda!

    ReplyDelete
  12. Super 10 a ideia do teu post Tati!

    Essa coisa da força é sundamental na vida. Sao muitos desafios né?

    Creio q essa força nascemos com ela, mas com as viscissitudes da vida ela vai se esvaindo, temos q encontrar noq nos recarregar para prosseguir. Acho q se isso não for o segredo, é parte dele, né?

    beijão amiga
    Mi

    ReplyDelete
  13. Eu acredito demais que essa força vem do alto, tem que vir de Deus mesmo para que a mudança seja permanente, pq existem horas que a gente nem acredita na gente mesmo e as vezes queremos desistir de nós mesmo , é onde Deus intervém, nos sacode e nos dar uma chance de fazer diferente, agora se vamos aceitar essa chance e fazer diferente é outra história...Meu pai tb se meteu em roubada, não só com bebida mas tb com outras coisas... hj paga um preço muito grande....

    ReplyDelete
  14. querida, essa coisa de forca interior, de lutar para superar pode ser aplicada a tudo, nao so aos grandes vicios, mas aos pequenos tambem, aos tropecos da vida, as acomodacoes a que a gente acaba se submetendo por ignorancia ou por preguica de lutar!!!

    ReplyDelete
  15. Lgeal vc falar do seu pai.. o meu foi desempregado por mt mt anos e o vi caindo em depressao e frustacao, nao acredito que ele tenha forca interior ( mt mais forte em nos acredito), mas de alguma maneira ele conseguiu viver todos esses anos sem se sentir pena de si mesmo e conseguiu tb algumas conquistas!

    Ao meu ver a forca interior eh ligada com a expectativa da vida. Eh ter esperanca, lutar e progredir.

    ReplyDelete
  16. A minha forca interior é Deus. É muito dificíl ajudar alguém numa situacão dessas, se a pessoa não tem forca de vontade suficiente é muito complicado fazer que ela entenda o mal que esta fazendo a si mesmo. Uma pena, pois assim como o seu pai eu tb tenho um irmao tao lindo, inteligente, tudo pra ser bem sucedido, mas infelizmente entrou no caminho errado. Uma pena.

    ReplyDelete
  17. É minha querida e Linda Tati!
    Assunto triste, né?!
    Dependência química é muito marginalizada e assim dificilmente é tratada com a importância que merece! Infelizmente!
    Dependentes químicos são doentes e não marginais! É partindo daí que seria possível uma abordagem mais sincera e sem hipocrisia de autoridades e Órgãos competentes...
    Apesar de triste, foi um belo post, pois pode ajudar a muita gente... ;)
    Beijo, beijooooo!
    She

    ReplyDelete
  18. Oi Tati!

    Muito interessante essa questão e acredito que todos temos essa força interior. Claro, como você mesmo colocou no texto, nada acontece do dia para noite. É preciso tempo, dedicação, mas é preciso algo mais para que tudo se inicie que é a vontade de mudar, o tal primeiro passo.

    Beijo,

    Thiago

    ReplyDelete
  19. É Tati, passei por isso também, mas com meu marido,em uma época crítica ele começava a beber 8hs da manhã e só parava à noite, lutei muito por ele, faz um pouco mais de 2 anos que ele não coloca uma gota de alcool na boca, mas percebi que essa mudança partiu somente dele, queria parar e percebeu o quão prejudicial estava sendo a bebida na sua vida , que estava perdendo amigos e família (todos já haviam desistido).

    Ele sempre foi um cara de opinião... se falar não, não existe Cristo que o faça mudar de idéia, isso ajudou bastante, quando ele falou de hj em diante não bebo mais, fato até hj não bebeu e nossa vida só melhorou... Vitória para ele e para nós (família)... beijinhos

    ReplyDelete
  20. Ângela:
    Obrigada querida!

    Caca:
    Caramba, obrigada por dividir o seu passado aqui com a gente, sendo algo assim tão pessoal. So me fez admirar voce ainda mais.Parabens pela força!


    Dama:
    Pois e...acho que fiquei sempre com o pé atrás com bebidas e drogas por precaução.
    Nunca gostei de perder o controle da situação, isso provavelmente foi o que me manteve sempre longe disso,graças a Deus.
    Com certeza, o dia a dia depois da tomada de decisão é o mais difícil de conquistar, ai esta a verdadeira luta.Nas conquistas diárias.


    Karol:
    Com certeza, tenho Deus no meu coracao sempre!!!


    Line:
    Pois e...não tem como não magoar...mas com a maturidade aprendemos a empatizar e amenizar a nossa indignação.

    Sandra:
    Acho que muitas vezes, esse é o maior problema para elas começarem a se tratar.

    Na:
    Exatamente.Sinto pelo seu avo Na.


    Cintia:
    Obrigada querida, dificil mesmo...


    Debora:
    Fiquei meia preocupada,tudo bem? Voce consegue Deby, procure a tua força ai dentro!!!


    Ceça:
    Obrigada querida!


    Ana:
    Obrigada querida e fico feliz que o teu pai tenha conseguido, parabens a ele!!


    Mi:
    Pois e...dificil saber..

    ReplyDelete
  21. Gi:
    Sinto pelo seu pai e espero que um dia ele encontre a tal força.Deus pra mim sempre foi muito presente e o agradeço todos os dias pelo que tenho.

    Inaie:
    Com certeza!

    Glau:
    Que bom que ele nao se vitimizou, o que deixa o relacionamento ainda mais difícil para os que estão ao redor.

    Deby:
    Espero que o teu irmao saia dessa, uma pena mesmo!!


    She:
    Obrigada minha querida!


    Thiago:
    Pois e...o tal primeiro passo e com determinação, o mais difícil.


    Fabi:
    Parabeeeeeens...que maravilha,mudou a vida dele e a de vocês pra muito melhor e com certeza ele deve estar nas nuvens por isso.

    ReplyDelete
  22. Ai Tati, acho que depende tanto de pessoa pra pessoa, te problema pra problema. muita gente tem depressão e não sabe, o álcool é só consequência. é preciso muita força de vontade também dos amigos, de pessoas mais próximas para aguentar e até fazer a pessoa acordar pra vida. Mas, como aconteceu com sua mãe, ela provavelmente tentou muito e não conseguiu. Infelizmente, né?
    Bjs!

    ReplyDelete
  23. Oi Tati querida!
    Pois entao, cheguei do Brasil, os 15 dias mais rápidos e maravilhos dos últimos tempos!!! Uma delícia!!!
    Vim agradecer teu carinho lá no meu blog e já aproveito para comentar sobre este teu post.
    É bem difícil saber explicar sobre a força interior, seja ela para superar um vício ou para enfrentar uma situaçao difícil na nossa vida,só saberemos se a temos ou nao quando necessitarmos de verdade dela.
    Mas uma hora te conto como me encontrei com a minha força interior, hoje é só mesmo para te desejar um começo de semana lindo e te deixar um abraçao!!!
    Beijos
    Mônica

    ReplyDelete
  24. Tati, minha mae tb passou por algo muito dificil antes de eu perde-la. Diferente do seu pai, mas essa forca da qual fala teria feito diferenca na sua vida.

    As vezes que choro por ela, choro nao so de saudades, mas por pensar que nao viveu ou aproveitou a vida como merecia... isso me doi demais o coracao!

    Mudando de assunto: voce poderia me passar seu email? Resolvi fechar o blog, mas queria te convidar pra ter acesso a ele.

    bjos, Lu

    ReplyDelete
  25. Oi, Tatiana, tudo certinho?
    Encontrei o seu blog no ‘Mundo Pequeno’ e vim fazer uma visitinha!
    MARAVILHOSO o post!
    Dalai Lama é uma inspiração diária; sigo a mágina deste Mestre no facebook; todo os dias me inspiro!

    Também sou expatriada; sai do Brasil em 2000 e fui para os EUA, Boston, para estudar na Harvard, onde estudei até 2002. Desde 2003, moro na Holanda.
    O choque cultural existe e acaba sendo benéfico - de uma maneira ou de outra -. Sou da opinão que existem coisas boas e ruins em qualquer lugar do planeta! Nós é que temos que ressignificá-las à nossa moda!

    Será uma alegria se visitar o meu cantinho virtual, que é: http://josanemary.wordpress.com/mevrouw-jane/

    E será uma outra alegria, se quiser ler o prefácio do meu livro: Mevrouw Jane (o prefácio não foi feito por mim, mas por um outro escritor, um já reconhecido no mundo literário). Se gostar – ou não - por favor, deixe um comentário; vou adorar ler a sua opinião!

    Tenha um ótimo dia!
    Grande abraço.
    Josane Mary

    ReplyDelete
  26. Oi Tati, me indentifiquei bastante com o teu texto.
    Tô tão pra baixo, no momento tbm tô procurando essa força interior dentro de mim. Parece tudo tão impossível, quando deveria ser a coisa mais simples do mundo.
    Mas quer saber, eu vou jogar tudo na mão de Deus e o que ele quiser que seja, será. E eu espero que Ele escolha o que for melhor pra mim.
    Espero ter forças pra esperar e lutar até conseguir o meu objetivo.

    Beijo meu.

    ReplyDelete
  27. Ai amiga, acho que todos nos temos essa luzinha sim. Acontece que alguns a vem e vao ao seu encontro direto e com uma decisao certa. Já outras, vem a luz, mas sua forca de vontande nao é muito grande e eles se distanciam cada vez mais da luzinha. É uma pena. Incrivel a estoria do seu pai. Foi uma pena. Beijo grande.

    ReplyDelete
  28. Amigaaaa tão querida!
    Que saudades de vir aqui.
    Que post lindo, gostei muito.Internalizei palavras suas aqui dentro pra fazer efeito.

    Sobre sua pergunta, o casamento está ''boníssississimo''..rs
    to adorando.Só a rotina que anda meio cansativa, pois estou trabalhando e fazendo faculdade, ai só passo em casa pra dormir rs.

    linda não some e vc como esta??
    beijocas

    ReplyDelete
  29. Olá Tati!
    Vim conhecer o seu espaço e logo encontro uma postagem que me encheu a alma! Lindo o seu rasocinio!"Cada ação que você executa permite que essa decisão se torne efetiva dentro de seu coração."

    Um beijo em seu coração.

    ReplyDelete
  30. É muito difícil sair dessa doença. Porque é uma doença. Lamento por seu pai ainda mais por toda contribuição cultural que ele poderia estar dando aos de fora da família!!

    Que bom que vc voltou. Eu é que ando meio lionge da blogsfera, sem internet em casa, com muitos trabalhos na faculdade, faculdade essa que me mantém fora de casa por 10 horas!!!...

    Beijo.

    ReplyDelete
  31. Eve:
    Com certeza depende de cada um de dos que estao a sua volta. Mas foi o meu pai, a minha mae ta aqui otima...rs.Ela foi a que segurou a barra!


    Monica:
    Pois e...na hora do sufoco cada um descobre a sua própria força.

    Lucia:
    Dificil,ne?
    Naaaao...vai fechar mesmo?? Eu nao tenho o teu email, vou la no teu blog ver se esta la.


    Josanemary:
    Seja super bem vinda! Harvard...hum!!!
    Vou la te visitar com certeza!

    Manu:
    Nao desiste nao, tem horas que parece que nao vamos conseguir, mas a nossa força ta la.

    Celia:
    Pois e...pode ser! Obrigada querida.

    Dri:
    Saudades tambem, ta sumida voce!!!Eta vida corrida so..rs.


    Jose:
    Obrigada, seja super bem vindo.

    Livia:
    Nossa...imagino..10 horas?

    ReplyDelete
  32. Tati
    Tem selinho pra vc lá no blog ! Beijinhos e bom dia !!!

    ReplyDelete
  33. Lucia:
    Nao encontrei o seu email, ele nao esta no perfil e o teu blog ja ta fechado....aiii...cade voce????Tomara que voce leia esse recado aqui..rs.
    O meu é tati759@gmail.com.

    Deby:
    Ooooba....ja, ja, vou la!!!
    Obrigada querida, sempre tao carinhosa comigo!!

    ReplyDelete

As respostas dos comentários, sempre foram uma dúvida para mim. Onde responder?
Decidi não responder mais cada comentário feito aqui no blog como fazia antes, a menos que seja uma pergunta direta onde a resposta acrescente aos leitores.
Sobra mais tempo para as visitas.
Prefiro ler o seu post e comentar só no teu blog.
Super obrigada pela visita!!!!
Beijocas!!!
Tati.

Achei fofo esse sticker e resolvi colocar...rs!Meu orgulho!

Daisypath - Personal pictureDaisypath Anniversary tickers
Related Posts with Thumbnails