Já que chegou até aqui, entra..
Se você estiver em um relacionamento, ou, for mãe, morar fora, tiver um blog, ou tiver um pouco de "Big Brother" dentro de você, garanto que se identificará com alguns posts!
Meu blog é simples mas escrito com muito carinho!
Comente, participe, não se acanhe...assim trocamos idéias e eu te conhecerei melhor!


Tuesday, August 10, 2010

Trabalhar ou não?




Outro dia me deparei lendo um post, muito interessante, do blog da Elaine "Um pouco de mim" sobre a dependência (ou não), financeira das mulheres ,quando estamos casadas.

Matutei sobre o assunto.... e muuuito.

Até que ponto a dependência (financeira) pode interferir no casamento? Será essencial para que um casamento dê certo que a mulher também trabalhe? Será que a mulher se sente mais insegura em relação ao homem ou ás outras mulheres que trabalham, por não estar cooperando financeiramente? Ou será para uma satisfação própria?

Sem  falar que quando moramos fora, a coisa é mais complicada, o novo idioma, a falta de ajuda para deixar filhos, documentos (ou melhor,as vezes a falta deles)...etc...

Trabalhei quando solteira, quando casada trabalhamos juntos nos E.U., e os filhos vieram....continuei trabalhando part time (com ele).

Parei de trabalhar quando viemos para Cancun ( há 9 anos) , não valia a pena (financeiramente) deixar os meninos com uma babá, e eu , sinceramente , perdi a vontade, simplesmente adorava todo o trabalho relacionado aos filhos, casa, ao marido, etc...e pra falar a verdade nunca me afetou como mulher, conseguimos resolver os desafios bem. Tirando claro, uma discussão aqui, outra lá...

Ultimamente tenho pensado muito no assunto, pelo fato dos meninos estarem crescendo, em de repente começar a trabalhar part time.

E que a verdade seja dita, quem paga manda (mesmo que inconscientemente e educadamente) !!!! Por mais que tenhamos uma p... personalidade, normalmente a ultima palavra é de quem traz a grana!!!

Agora, trabalhar por trabalhar? Ou trabalhar com algo que te dê prazer? E quando já passaram tantos anos e o seu prazer está na sua família? Voltar a trabalhar? E se você mora em outro país e não domina o idioma suficientemente bem para trabalhar na sua carreira?

Claro que existe solução para todas as questões, mas não são fáceis de tomar e as dúvidas são muitas...

É lógico se a necessidade bate na sua porta, as dúvidas saem pela janela, porque ai a única opção é  botar a mão na massa mesmo sem titubear, o que foi o caso da minha mãe.

É.... , assunto polémico e interessante.

Deixo aqui um artigo do "IVillage" que encontrei interessante sobre "stay home moms" (está em inglês).

Caso você seja uma mãe em tempo integral , deixo um livro com umas dicas para ganhar $$ sem sair de casa, "Making Money From Home".



Beijos de uma mãe que (no momento) não trabalha ,

Tati.

PS: Agradeço a Fefa (uma brasileira que mora  na Holanda), por me lembrar de colocar , sobre as dificuldades que temos que enfrentar para trabalhar, "QUANDO MORAMOS FORA".














17 comments:

  1. Sou da opiniao que a mulher trabalha se sentir que precise - mas precisar no sentido de bem estar mesmo. Eh logico que se precisar financeiramente neh tudo bem!

    Mas tambem acho importante trabalhar pq ocupa a mente, mas qdo se tem filhos tb axo importante cuidar deles e se dedicar a eles. Senti isso qdo era pequena, minha mae sempre trabalhou demais pra dar tudo pragente, mas oq agente keria mais era ela ali com agente.

    Agora para um casamento funcionar acredito que mesmo se a mulher n trabalhar mas se sentir bem comigo mesma o relacionamento anda, pq eh isso q conta, agente tem q gostar dagente mesmo primeiro.

    ReplyDelete
  2. Intessante assunto... Ser mae e um trabalho sacrificante,e nao tem retorno financeiro... Mas a gratificacao e imensa. Como meus filhos estao ficando grandes, voltei a faculdade pq nao tenho skill e experiencia suficiente pra pegar um trabalho bom.... Sou afavor da mulher trabalhar sim, e se tem filhos pequenos, a dica q dou e ir estudar... Tem que investir um pouco em todos os setores da vida..

    ReplyDelete
  3. Glau:
    Obrigada pelo seu comentário.A minha mae também,ela nao tinha outra opção.
    Bjcas...

    Donna Gata:
    Seja bem vinda, obrigada pelo seu comentário e por me seguir.
    Sem dúvida o estudo sempre adiciona.
    Tenho uma amiga que está na faculdade junto com as duas filhas,e esse ano ela se forma. Parabéns pela sua iniciativa, nao é pra qualquer uma.
    Bjs.

    ReplyDelete
  4. Tati, e um prazer te conhecer... aquela cabana me deu um trabalhao montar sozinha, e ainda tive que pedir pro maridex ir na mae dele ate ficar tudo pronto... 3 horas pra fazer tudo... janta etc.... coloquei tantas almofadas e cobertas la que nem sei...Escutei minha vizinha perguntando pro marido dela oq eu tava fazendo...hahahaha

    ReplyDelete
  5. hahaha...to aqui imaginando a cena da vizinha...adorei!!!
    Bjs.

    ReplyDelete
  6. Nossa, Tati! Me identifiquei demais com o post. Adorei. Vou até ver se acho esse livro por aqui. Acho que é uma pergunta que vai nos acompanhar a vida toda (ou boa parte dela). Complicado, ne?! Ainda mais qdo estamos em outro país. A possibilidade de num futuro poder estar com meus filhos nos primeiros anos, de perto, ajudando, educando, acompanhando, me encanta, me seduz (apesar de ainda estar na fase de me preparar para tê-los) e tb gosto de cuidar da casa e tal. Mas volta e meia aparecem situacoes que me fazem pensar, refletir... Será que é mesmo a melhor opcao?! Nao sei. E tb, voltar ao mercado: pegar qq coisa, trabalhar pelo trabalhar (como vc fala), ir atras de uma oportunidade que seja na area de formaçao, que una nossas vontades, paixoes com o dinheiro, esperar por uma oportunidade que valha a pena... Colocar na balança o que queremos/podemos/temos que fazer, como distribuir tudo nas poucas 24 horas do dia. Dilemas de mulheres-profissionais- maes-esposas de hoje em dia (mas uqe bom que temos a chance de te-los). Beijo

    ReplyDelete
  7. Tati, eu deixei meu emprego pra mudar de país com meu marido. Decidimos que a carreira dele merecia mais investimento que a minha. Depois, decidimos que era melhor eu cuidar da Ju. Ma confesso que sinto falta do meu dinheiro. Não é questão de mostrar quem manda mais... eu é que gostaria de poder comprar tudo o que quisesse como antes. Não que eu no possa, se eu comprar, meu marido não vai reclamar nem nada, mas eu não me sinto bem, sabe? Não sei exatamente porquê. :-))) Coisas mais baratas eu até compro, mas quando quero algo mais caro, fico sem comprar. E também me sinto muito mal de comprar um presente pro meu marido, de aniversário, dia dos pais, natal, qualquer coisa, com o dinheiro dele. Não gosto. :-))
    Eu quero voltar sim a trabalhar, mas no gostaria de trabalhar por trabalhar, como eu fazia antes. Quero encontrar algo que me faca feliz também. Bjs!

    ReplyDelete
  8. Obrigada Fefa pela lembrança das dificuldades em trabalhar "morando fora", eu tinha esquecido de comentar,como faz parte de mim há tanto tempo, escrevo como se todos já soubesses...rsrs..egoísmo puro!!
    Beijocas.

    Querida Chris.
    Isso é bem típico quando moramos fora,né? Um ter que optar, normalmente a mulher, principalmente quando vêm os filhos.
    O negócio é saber lidar com a situação da melhor maneira possível para cada um. E se realmente for um conflito,tentar achar opções para voltar a trabalhar ou estudar.
    Nossa...como eu disse..isso é assunto polêmico...
    Obrigada Chris pelos seus comentários!
    Bjs.

    ReplyDelete
  9. Eu não me incomodaria de ser apenas dona de casa e mãe, é um trabalho super gratificante!
    Mas eu gosto das minhas coisinhas, dos meus creminhos e etc. Embora meu marido entenda tudo isso demais e seja muito mão aberta, nós não temos condicões financeiras de sustentar uma casa + meus gastos extras, portanto eu preciso trabalhar. Não dá!

    ReplyDelete
  10. Querida Débora.
    Quando a necessidade chama nao tem jeito mesmo.
    A vantagem é poder comprar nossas coisinhas a hora que quiser sem pedir, mesmo que (o pedido) nao crie um conflito em casa.
    Beijocas.

    ReplyDelete
  11. Olá Tati,
    vi seu blog nos links da Glau (que sempre comenta no meu blog) e me interessei pelo seu post, até porque, como você, sou full time mummy.
    Já passei por algumas fases, inclusive de me sentir inútil, mas como não dependo financeiramente100% dele, acabo não sentindo essa vontade "louca" de trabalhar, pelo menos enquanto os filhos estão pequenos...
    Venho pensando sim, em uma ocupação remunerada de casa, já que tenho algum tempo livre quando a bebe está dormindo e o mais velho está na escola...

    Sou publicitária, moro na Irlanda, sei que minhas chances são pequenas, pelo menos por enquanto, de trabalhar na minha área e trabalhar por trabalhar, eu fico em casa.

    Mas no balanço, vou muito bem , obrigada! hahaha

    abraços,
    visitarei sempre seu blog, afinal,temos interesses em comum.

    ReplyDelete
  12. Adoooreeeiiii, esse teu post!!!! eu to em conflito comigo mesma sobre esse assunto desde q me mudei p/ suica, antes morava na Inglaterra dominava o indioma e desde q pisei em solo britanico trabalhei pra ajudar dentro de casa, aki na suica nao domino o indioma (alemao) nem tenho permissao de trabalho e mesmo q tivesse parece ser muitoooo dificil consegui um trabalho sem ter dominio de alemao, tem hora q so falto enloquecer qdo penso mto neste assunto.
    Eh bom saber q nao sou a unica....

    ReplyDelete
  13. Muito bem vinda Karine e obrigada por me acompanhar!
    Com certeza o fato de não depender 100% de maridão ajuda a amortecer um pouco a tal culpa que nos acompanha de vez em quando.
    Quando os meninos eram pequenos, eu trabalhava só 4 horas a tarde,trocávamos papeis. E apesar das dificuldades do dia a dia( como eu disse em um post anterior,que o dia ás vezes parece interminável),não me arrependo, ao contrário, dou graças a Deus de não ter precisado trabalhar e ter tido a oportunidade de crescer com eles.
    Um pequeno PS para as mães que trabalham:
    A minha mãe não teve essa oportunidade e nem por isso fiquei rebelde ou algo parecido,acho que a chave é na administração e qualidade do tempo compartilhado.
    Bjs.

    Querida Ceça:
    Pode ter certeza que vc nao é a única, o fato de vivermos em outro país muitas vezes nos deparamos com todas essas barreiras e nos sentimos impotentes.
    Eu buscaria alguma solução para amenizar essa angústia que você está sentindo agora.
    No seu caso, acho que eu meteria a cara no alemão, so te ajudará, no presente e no futuro.
    Desde que saí do Brasil, tive que aprender 2 idiomas e hoje em dia sou muito grata por isso.
    Pode ter certeza que só acrescentará no seu currículo.
    Força Ceça.
    Bjs.

    ReplyDelete
  14. Dificil essa coisa de trabalhar com tantas dificuldades em volta - principalmente, a gente q mora fora e tem q abdicar de algumas coisas, mas em compensacao, a gente ganha outras, ne? Agora, no meu caso, eu nao posso trabalhar fora por tempo integral. A minha lindinha eh pequena e eu quero aproveitar ao maximo a companhia dela e aproveitar cada fase. Acho importante! E outra, no meu caso, posso me dar a esse " luxo ", mas nem todo mundo pode ficar sem ajudar. Nao condemo quem faz, mas eu ainda vou esperar...por enquanto, sigo cantando...rs,rs,rs.

    ReplyDelete
  15. Uma oportunidade deliciosa,Elis!
    Bjs.

    ReplyDelete
  16. Tatiana,sim tb concordo que seja um assunto polêmico. principalmente se entre o casal não há diálogo suficiente e seja percebida a importancia tão nobre quanto o trazer dinheiro para casa é o estar em casa administrando o bom correr da vida doméstica - que não é fácil é muito árdua!!!
    Também vim aqui falar do video do pão... fico devendo essa, mas fiz de novo o pao e filmei como fica a massa para ser posta nas formas. A receita e super facil, na verdade bate todos os ingredientes no liquidificador (eu bato com fouet numa tigela) e no final ir adicionando aos poucos a farinha (ai uso a colher de pau). Assim que carregar no vimeo posto lá no "chá".
    Beijinho.

    ReplyDelete
  17. Pois é,Livia, as mulheres ( principalmente as que sao maes) que passam por esta situação sabem o árduo que é. O mais importante é ter maturidade suficiente para nao deixar afetar a auto estima.Sem esquecer do maridao...que dependendo do estilo,faz toda a diferença!
    Eu nunca fiz pao Livia, vou esperar o seu vídeo para ver se me animo!!
    Beijocas.

    ReplyDelete

As respostas dos comentários, sempre foram uma dúvida para mim. Onde responder?
Decidi não responder mais cada comentário feito aqui no blog como fazia antes, a menos que seja uma pergunta direta onde a resposta acrescente aos leitores.
Sobra mais tempo para as visitas.
Prefiro ler o seu post e comentar só no teu blog.
Super obrigada pela visita!!!!
Beijocas!!!
Tati.

Achei fofo esse sticker e resolvi colocar...rs!Meu orgulho!

Daisypath - Personal pictureDaisypath Anniversary tickers
Related Posts with Thumbnails