Já que chegou até aqui, entra..
Se você estiver em um relacionamento, ou, for mãe, morar fora, tiver um blog, ou tiver um pouco de "Big Brother" dentro de você, garanto que se identificará com alguns posts!
Meu blog é simples mas escrito com muito carinho!
Comente, participe, não se acanhe...assim trocamos idéias e eu te conhecerei melhor!


Friday, August 13, 2010

Os amigos...Les amis....Friends !! Você escolhe....



Há algum tempo queria criar um post sobre os amigos quando moramos fora.

A ideia cresceu quando li o post "Reflexão" do blog "Vivendo e Aprendendo" , da Ceça que mora na Suíça, e prometi a minha nova amiga virtual que o faria para dar minha opinião.

E me inspirei ainda mais quando li o post  "Filho de brasileiro.Brasileirinho é." do blog da Karine:         "Ká.Entre.Nós."

Pois é... sinto que é um assunto complicado ás vezes. Por que?

Porque nem sempre queremos ser amigos dos brasileiros que conhecemos no país que moramos. Nem sempre as afinidades e valores são os mesmos e acabamos passando por arrogantes.

Mas temos o outro lado da moeda também.

Conhecemos pessoas maravilhosas com outras culturas e por incrível que possa parecer , com muitas afinidades. Claro que não posso deixar de citar a importância do domínio da língua do país que você
reside, para que o papo possa fluir e se aprofundar.

É interessante, mas nós mulheres, passamos por muitos momentos parecidos e nos faz muito bem saber que outra pessoa também o passou ou o está passando.

Egoísmo? Pode ser... mas esse sentimento é real.

Quando moramos fora, aprendemos a abrir o coração para outras culturas , outros valores, outros idiomas e outras maneiras de demonstrar que : " estou aqui pra você, amiga , pode chorar".

Ver o quanto somos similares e o quanto nos ajuda esse contato mais íntimo, independente do idioma.

Pessoas especiais existem em qualquer lugar do planeta (e importunas também..rsrs).

Já vivi em alguns paíse mas nunca tive amigos com tantas culturas diferentes como em Cancun, por ser uma cidade turística e muito nova, ( começou a crescer em 1950 com um investimento de 27 milhões de dólares).

Fiz amizades argentinas, mexicanas, espanholas, peruanas, chilenas, venezuelanas, americanas, canadenses..etc...e o que posso tirar dessas experiências é que os conflitos que nos afligem ( nós mulheres), são normalmente os mesmos, independente do lugar que fomos educadas.

Necessitamos um ombro amigo e sincero em qualquer idioma.

Esse texto:  "The Effects of Living in a Foreign Country"   resume muito bem o que sentimos quando mudamos para outro país.  From Elsbee.com

Beijos mil.

Tati.







12 comments:

  1. hola!!!

    soy viviana, del blog "zona hotelera" ojala regreses pronto a cancun

    http://zonahotelera.blogspot.com/

    ReplyDelete
  2. Holá Viviana.
    Todavia vivo en Cancun.

    ReplyDelete
  3. AHHHHHH

    unete a la red de cancun en twitter, buscame como @mamasybebes

    ReplyDelete
  4. Gostei mto do seu post!!! especialmente os dois ultimos, pois sao conflitos q estou passando no momento: NAO trabalhar e amizade por aki na Suica...os poucos brasileiros q conheci aqui nao rolou afinidade, levamos nossas vidas de maneiras diferentes! entao oq me resta eh mergulhar de cabeca num curso de alemao e dar um "pulo" no Brasil asism q poder pra recarregar minhas baterias! :-)
    Beijao

    ReplyDelete
  5. É..Ceça, o bom de tudo isso, é que as coisas mudam, e como uma frase que gosto muito " Patience is frustration under control", nada como usar essa virtude e aproveitar o tempo para descobertas de novas coisas!!!Como o alemão no seu caso. Mete a cara mesmo,que você vai se sentir muito melhor. O ideal era você encontrar alguém ou algum lugar(tipo curso, job...) para poder praticar.
    Bjs.

    ReplyDelete
  6. Adorei esse texto. Conheci seu blog atraves do Kaentre nos que conheci hj tambem.
    Acho super valido fazer amizades com pessoas de outras cukturas, pois por mais diferente q seja encomntramos afinidades e valores iguais, e as vezes nao encontramos com brasileiros.
    Acho que amizadade eh afinidade, entao a nacionalidade eh secundaria.

    ReplyDelete
  7. Querida Tatiana,
    Não tenho a experiência de que falas, porque sempre trabalhei fora, desde meus tempos de estudante. Me formei e continuei trabalhando e continuo até hoje. Às vezes fico em casa, mas fazendo minhas petições e mandando pela internet. Também nunca morei "fora". Mas acredito em tudo o que você disse no post. Acredito que os seres humanos são todos feitos do mesmo "material" e portanto necessitam das mesmas coisas, tanto materiais como espirituais. O ombro amigo sempre é bem vindo e sempre será requisitado. A alegria, o sorriso, o carinho e o afeto são linguagens universais que todos nós compreendemos. Acho que seu eu morasse "fora", nesse quesito, pelo menos eu me daria bem, rsrs. Acho! Bjsssss

    ReplyDelete
  8. Oi Carol.
    Super bem vinda,fico feliz que você tenha gostado do texto.
    Adorei a sua ultima frase:
    "Amizade é afinidade,então a nacionalidade é secundaria." Vou colocar no post com o seu link,ok??
    Com certeza, mas sem esquecer que para existir afinidade em outro idioma é importante um certo domínio da lingua, o mínino que seja,né?Por isso sempre gosto de incentivar os que moram fora a estudar, nem que seja em casa o idioma do lugar que esteja vivendo!
    Acabando essas respostas, estarei indo te visitar, pelo que voce comentou, acredito que voce more fora, vou la conferir!!
    ahh.. to vendo uma casinha de telefone na sua foto, estou deduzindo Londres, vamos ver..rssr!!
    Beijos.
    Tati.

    ReplyDelete
  9. Querida Marli.
    Muitas vezes me pego invejando pessoas como você, que palavra horrível, mas não consegui encontrar outra...rsrs
    Mas uma inveja boa(caso exista),pelo fato da minha vida ter tomado outro rumo das mulheres que se formaram e seguiram uma carreira.
    Parei a faculdade no meio por mudar de pais, me casei, tive filhos e as coisas foram acontecendo de outra maneira. Ganhei muita experiência com certeza,e nao reclamo(de jeito nenhum) da vida que me foi oferecida, mas não deixo de admirar as que seguiram o caminho da profissão.
    Não tenho duvidas que, com seu jeito meigo e atencioso, você se daria muito bem em relação a amizades em qualquer pais.
    Beijos.
    Tati.

    ReplyDelete
  10. Essa de nao ter afinidade com outros brasileiros é clássica. Meu marido nao entendo como eu nao quero falar com toda pessoa que passa perto falando portugues. Nao dá. Aprendi isso em Londres, onde sozinha encontrei gente de tudo que é tipo, e cada um sai do país com uma intencao diferente. Uma vez encontrei com um grupo de goianos que viviam num gueto, sem contato algum com a cultura inglesa, sem falar ingles e odiando Londres, como se a cidade fosse culpada da falta de interesse deles. Eles me chamaram de mentirosa quando eu disse que meu sonho era viver ali pra sempre, que nao tinha vontade de voltar ao Brasil. Por essas e outras que amizade tem que ser com pessoas com o mesmo nível de interesses que a gente, nao importando o país de origem, senao, nao dá.

    ReplyDelete
  11. Com certeza,o que vale é a afinidade, só ser brasileiro nao é o suficiente.
    Bjs.

    ReplyDelete
  12. Tati, como eu vejo aqui gente magoada pq fulano não quise ser "meu amigo virtual" (nao estou nem falando de amigos reais). E o pq de TER que ser amigo? Ah, pq ele tb é brasileiro e mora aqui tb. Eu aprendi que tem gente que é para encontrar em evento e bater papo, gente para manter contato virtual, para real, gente que é so pra ver de longe e alguns poucos que merecem entrar na nossa casa. Não é egoísmo, ou preconceito... Eu sou muito aberta, adoro falar com todo mundo e ja tomei muito na cara por isso. E aqui ja ouvi cada "causo"de deixar o cabelo em pé. E acredito em energia. Então, por isso tudo, aprendi que pra dentro de casa, so quem vale a pena e nenhum vampirinho de energia boa. Eu sempre tento imaginar a pessoa no Brasil, se seria me amiga. É claro que rejeitar de cara tb nao é saudavel, nao é legal. Muitas pessoas nos surpreendem (pro bem e para o mal) O que mais me encanta é ter uma roda de amigos que é uma verdadeira ONU. Beijo

    ReplyDelete

As respostas dos comentários, sempre foram uma dúvida para mim. Onde responder?
Decidi não responder mais cada comentário feito aqui no blog como fazia antes, a menos que seja uma pergunta direta onde a resposta acrescente aos leitores.
Sobra mais tempo para as visitas.
Prefiro ler o seu post e comentar só no teu blog.
Super obrigada pela visita!!!!
Beijocas!!!
Tati.

Achei fofo esse sticker e resolvi colocar...rs!Meu orgulho!

Daisypath - Personal pictureDaisypath Anniversary tickers
Related Posts with Thumbnails